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CONTROLE DE QUALIDADE

O controle de qualidade realizado em nossos laboratórios (PCTS e industrial) abrange as análises físico-químicas, sensoriais e microbiológicas.

Para garantir a eficácia dos nossos resultados, utilizamos equipamentos modernos previamente calibrados, procedimentos específicos e pessoal altamente capacitado para cada função exercida. Desta forma, cumprimos uma rotina diária de análises, desde a matéria-prima até os produtos finais. Asseguramos a qualidade e precisão dos resultados, atendendo às exigências, critérios e parâmetros de cada cliente.

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GESTÃO DA QUALIDADE

Uma das maiores empresas sucroenergéticas de Pernambuco, a São José Agroindustrial prima pela qualidade dos seus produtos, através de uma rigorosa Política de Segurança de Alimentos, atuando com responsabilidade e respeito ao meio ambiente.

Os princípios de Gestão da Qualidade – sistema APPCC (Análise de Perigo e Pontos Críticos de Controle), foco no cliente, liderança, envolvimento de pessoas, abordagem de processo, abordagem sistêmica para gestão, melhoria contínua, abordagem factual para tomada de decisões e benefícios mútuos nas relações com os fornecedores – são as diretrizes estabelecidas no Sistema de Gestão da São José Agroindustrial.

Benefícios da Qualidade

  • Padronizar atividades, nivelando conhecimentos e reduzindo retrabalho
  • Alinhar os colaboradores com os objetivos da organização
  • Gerenciar os aspectos e impactos ambientais e os perigos e riscos de saúde e segurança
  • Reduzir os incidentes e acidentes de trabalho
  • Minimizar a vulnerabilidade legal
  • Otimizar os recursos disponibilizados
  • Melhorar o desempenho organizacional (qualidade, custo, segurança e atendimento no prazo)
  • Promover a melhoria contínua de processos e resultados.

Segurança de Alimentos

A São José Agroindustrial estabelece a Segurança de Alimentos como um valor agregado ao seu serviço, buscando, de forma permanente, manter um equilíbrio no atendimento a todas as partes interessadas: clientes, funcionários, proprietários, fornecedores e sociedade.

BPF – Boas Práticas de Fabricação

As Boas Práticas de Fabricação (BPF) abrangem um conjunto de medidas que devem ser adotadas pela indústria de alimentos a fim de garantir a qualidade sanitária e a conformidade dos produtos alimentícios com os regulamentos técnicos.

Buscando a garantia contínua da segurança e qualidade do produto, a São José Agroindustrial, toma como base do seu trabalho as diretrizes e requisitos exigidos pelas legislações vigentes e por normas de segurança de alimentos:

• ABNT ISO/TS 22002-1:2012: Programa de pré-requisitos na segurança de alimentos – Parte 1: Processamento Industrial de Alimentos

• ABNT NBR ISO 22000:2006: Sistema de Gestão da Segurança de Alimentos – Requisitos para Qualquer Organização na Cadeia Produtiva de Alimentos

Estas normas estabelecem os procedimentos adequados de higienização e controle na fabricação e armazenamento dos produtos, buscando manter o asseio, limpeza e condições ambientais adequadas para garantir a integridade dos produtos, clientes e funcionários.

APPCC – Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle

O Sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC) foi desenvolvido para garantir a produção de alimentos seguros à saúde do consumidor. Seus princípios são utilizados no processo de melhoria da qualidade, contribuindo para maior satisfação do consumidor. O sistema APPCC implantado na São José estabelece critérios e etapas a serem seguidas e adequadamente registradas, tornando o controle e monitoramento eficazes, garantindo assim a obtenção de um alimento seguro e com qualidade atestada ao final do processo. Sua implantação reduz perdas em todas as etapas do processo produtivo, embalagens e matérias primas, além de agregar valores ao produto final – o açúcar –, contribuindo para uma maior confiança e segurança do produto.

Nossa Política de Segurança de Alimentos
Conheça a nossa política de Segurança de Alimentos

Nossa Política de Segurança de Alimentos

Por ser uma agroindústria de alimentos, a São José adota uma política de segurança na produção do açúcar que atende às exigências sanitárias vigentes e preserva os indicadores de qualidade dos seus produtos. Conhecer e praticar o está estabelecido neste documento é um dever de todos os colaboradores.

Certificações

A estrutura organizacional é suportada em processos gerenciais com identificação das competências necessárias. O Sistema de Gestão de Segurança do Alimento está certificado na FSSC 22000 (NBR ISO 22000:2006 + ISO TS 22002-1:2012) e consiste em assegurar a capacitação da empresa para produzir e fornecer açúcar no mercado em que atua.

O escopo do Sistema de Gestão da Segurança do Alimento da São José S/A é:

“Fabricação de açúcar cristal e refinado para o mercado brasileiro” na cidade de Igarassu, estruturando-se em procedimentos padronizados e documentados, pertinentes aos serviços prestados. Sua operação se faz através do treinamento de pessoal, aplicação dos procedimentos, controle da qualidade dos serviços e implementação de ações preventivas e corretivas.

Tal prática permite a melhoria da eficácia do sistema de gestão, uma vez que potencializa a confiança da organização no funcionamento integrado dos seus processos aumentando a satisfação do cliente e da segurança do alimento pelo atendimento sistemático dos seus requisitos.

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Programas

O que é 5 S ?

Download Cartilha 5 S

Download Folder 5 S

Auditorias de Clientes

Auditorias solicitadas por clientes da São José Agroindustrial, com devidos resultados de aprovação:

  • SMETA 4 Pilares – Cliente NESTLÉ
  • URSA – Cliente UNILEVER
  • ASSESSMENT – Cliente COCA COLA
  • QUALIDADE – Cliente COCA COLA
  • PRO-TERRA – Cliente ASR